quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Usina Belo Monte - de M#RD@

Rio Xingu



"A hidrelétrica de Belo Monte propõe o barramento do rio Xingu com a construção de dois canais que desviarão o leito original do rio(...) Em adição, devido à ineficiência energética, Belo Monte não pode estar dissociada da ideia de futuros barramentos no Xingu. Belo Monte produzirá energia a quase 5.000 km distantes dos centros consumidores, com consideráveis perdas decorrentes na transmissão da energia."  
ativistas do Greenpeace despejaram três toneladas de esterco na frente da entrada principal do prédio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), onde o governo organizou leilão para a concessão para construção e operação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
 A construção da Usina Belo Monte irá afetar não só os indios que vivem naquela região,mais também a natureza.No rio Xingu e ao redor dele há um berço de uma fauna imensa e de uma flora que varias pessoas tentam preservar, tudo isso irá se perder com esse projeto. Belo Monte será a terceira maior usina do mundo e muitas vezes parece que a       intenção de construí-la é apenas pelo reconhecimento que o Brasil irá ter ao apresentar uma usina genuinamente brasileira como uma  das maiores  existentes.

  Não podemos aceitar esse projeto, ele irá acabar com um grande numero de peixes que existem no rio Xingu, irá inundar áreas que vem sendo preservada por varios anos,árvores centenárias irão morrer. O projeto não irá inundar onde os índios vivem,mas se os índios dependem do rio para sobreviverem, como eles irão continuar a viver lá já que, vai ser preciso construir um desvio e a parte em que eles habitam irá simplismente secar. Há também os ribeirinhos que dependem do rio para sustentar esposas e filhos que vão sofrer com essa usina.

As tribos indígenas e os pescadores terão que abandonar o lugar onde ha muitos anos vivem.
Outros projetos vem sendo criados contra essa usina, ambientalistas não concordam com tudo o que irá acontecer se a Belo Monte for construida, protestos estão sendo feitos por varios países com a expressão "PAREM BELO MONTE!".

  Devemos dar valor ao que realmente importa, temos outras opções para gerar energia limpa e renovavel sem prejudicar o meio ambiente, podemos utilizar por exemplo energia solar, que utiliza os raios de sol para gerar a energia. Não podemos concordar com a usina Belo Monte, dizem que ela tem a capacidade gerar um grande número de energia. Mas não é toda essa energia que sera distribuida para a população. Está previsto que o investimento feito pelo governo irá ser de R$ 25 bilhões. Dinheiro que poderia ser ultilizado em outros projetos que não prejudicaria a natureza.

 É por essas e outras que devemos gritar: "PAREM BELO MONTE!!"



Um comentário:

  1. goostei , bem interessante
    realmente esse governo, não sabe o que faz ... na verdade sabem, só querem roubar .

    ResponderExcluir